29 junho 2011

ACTIVIDADES DO GRUPO 116 – ESCOTEIROS DE LOUREIRO

ACTIVIDADES DO GRUPO 116 – ESCOTEIROS DE LOUREIRO
“CAMINHADA/RAID À BARRAGEM DO VAROSA”

            Este ano a nossa primeira actividade, “Caminhada/Raid à Barragem do Varosa”, realizou-se no passado dia 12 de Fevereiro e teve como participantes as secções de Tribo Exploradores.
            A concentração foi na nossa Sede pelas 08:00h, partindo em seguida pelo caminho da Caucela em direcção à cidade de Peso da Régua, onde no cais da Junqueira teve lugar o pequeno-almoço. Por paisagens de cortar a respiração ao longo do rio Varosa, fizemos o resto do percurso, tendo como destino final a barragem. Com a hora do almoço a aproximar-se, foi num alegre convívio onde se comeu e bebeu, e já com a tarde a avançar, foi tempo de regressar ao ponto de partida. Para este efeito, contamos com a preciosa ajuda da nossa Junta de Freguesia, na pessoa do seu Tesoureiro, que nos trouxe de volta.


             



“ACAMPAMENTO DE S. SALVADOR DO MUNDO – S. JOÃO DA PESQUEIRA”

            Outro acampamento emblemático do nosso grupo, realizou-se nos dias 26 e 27 de Março e teve como participantes a secção de Tribo Exploradores e Caminheiros. A concentração para a saída foi pelas 08:00h na nossa Sede e partimos em direcção à estação dos comboios na nossa cidade contando com a ajuda do Sr. Joaquim Oliveira, que nos transportou na sua viatura. O pequeno-almoço teve lugar em plena gare da estação da Régua, tendo em seguida apanhado o comboio em direcção ao apeadeiro da Alegria, logo a seguir à estação do Tua. Saídos no apeadeiro, caminhamos até à barragem da Valeira ao longo da via-ferrea. Chegados à barragem, fizemos mais uma ligeira paragem e metemos mais uma “buchita” para enfrentarmos a subida em direcção ao ermo de S. Salvador do Mundo, que não foi completa porque a nossa carrinha de apoio foi apanhando os elementos ao longo da subida, o único que completou a subida foi o nosso acompanhante “civil” o Zé Mário.
            Este acampamento foi para a maioria de nós, uma aventura diferente, pois se bem se lembram aquele fim-de-semana foi fortemente chuvoso, o que contribuiu para que não houvesse actividades ao ar livre. Apesar disso, valeu a pena pelo convívio vivido entre paredes.
            Quando chegamos ao local do acampamento, e como as condições meteorológicas não eram as ideais para montar as tendas, tivemos o apoio da paróquia de S. João da Pesqueira, na pessoa do seu pároco, Sr. Padre Luis, que nos cedeu as instalações da “Casa do Ermitão”. Preparado e ingerido o almoço (uma massa de carneiro), da parte da tarde foi altura de passar o tempo, os mais novos com música (foram 2 violas) e canções à mistura, e os mais velhos passaram uma tarde de sueca (cartas).
            Ao jantar (assados na brasa) tivemos a companhia do Sr. Padre Luís, pároco de S. João da Pesqueira, e do Sr. Luisinho, membro da Comissão Fabriqueira. À noite toda a gente se espalhou pelos vários compartimentos da “Casa do Ermitão”, e depois de muita animação e peripécias foi hora de dormir.
            De manhã, e depois de tomado o pequeno-almoço, a carrinha de apoio transportou-nos até à barragem da Valeira, daí partimos em direcção à estação do Tua (ao longo da via férrea), onde chegamos por volta das 11:15, tendo apanhado o comboio das 12:05 tendo como destino Peso da Régua.
            Apesar de o tempo não ter ajudado, foi um fim-de-semana espectacular, com a promessa de voltarmos lá no próximo ano, pois consideramos que é um dos melhores locais para acampar.
            Agradecemos ao Sr. Luisinho a disponibilidade da cedência do espaço onde o grupo pernoitou, assim como a todos que ajudaram na realização desta actividade.
           
“PISTA NOCTURNA”

            Na noite de 2 de Abril, realizamos uma pista nocturna pelas ruas e caminhos da nossa Freguesia. É sempre com grande entusiasmo que este tipo de actividades é levado a cabo, pois são das mais apreciadas por todos. Este ano tem sido particularmente especial, pois a disponibilidade é maior e o número de actividades tem sido elevado. Para os elementos que participaram, foi com certeza uma noite diferente e especial.
            Saudações Escotistas.
            Sempre pronto a servir.

Sem comentários: