25 julho 2012

PROCISSÃO S. PEDRO - LOUREIRO



No passado dia 1 de Julho, realizou-se na nossa freguesia a procissão em honra a S. Pedro, englobada nas festas em nome do mesmo.
            A procissão, como vem sendo habitual, foi organizada e orientada pelo nosso Grupo, tendo tido o apoio de elementos do Grupo 21 – Peso da Régua, sempre prontos a colaborar connosco nesta e noutras actividades.
            A procissão saiu da nossa Igreja cerca das 17:30h, sendo efectuado o seu trajecto normal, com regresso cerca das 20:00h. De salientar que a Procissão deste ano foi de uma beleza e grandiosidade que há muito não se verificava, quer no número de andores (17), quer no número de figuras (cerca de 40), que deram maior dignidade à mesma.
            Confessamos que ficamos admirados com a sua imponência, bem assim como com algum receio de não estarmos à altura da sua organização, mas assim que os andores começaram a sair da Igreja, desapareceu a ansiedade e as coisas começaram a correr como é costume. Temos a certeza que as gentes da nossa terra, bem como todos quantos nos visitaram nesse dia, ficaram satisfeitas e contribuirão para que no futuro esta tradição não desapareça.
            Agradecemos a todos os participantes, quer os que levaram os andores, as figuras bíblicas, a grandiosa Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Peso da Régua e a excelente banda de Música Juvenil Salesiana de Poiares, pois todos deram o máximo para que tudo corresse bem.
            Aos nossos Escoteiros, e apesar de não termos muitos elementos disponíveis para organizar a Procissão, os presentes deram uma resposta cabal.
            À Comissão de Festas, agradecer o seu esforço nestes tempos difíceis, pois só assim se vão podendo manter estas tradições na nossa Freguesia.
            Por fim, uns parabéns muito especiais para uma jovem muito especial, Escoteira, Catequista, elemento do Rancho Folclórico de Loureiro, elemento do Grupo Coral Infantil e Juvenil da Igreja de Loureiro, elemento da Comissão de Festas, elemento do Grupo de Teatro de Loureiro. Estamos a falar da Ana Isabel “Parreca” como carinhosamente é tratada. Pensamos que uma boa parte do sucesso desta majestosa Procissão se deveu ao empenho pessoal da Ana. Como elemento do Grupo 116 que é, temos a certeza que todos os elementos do nosso Grupo têm orgulho no trabalho que ela tem realizado em prole da nossa terra. Um grande bem haja.  

Sem comentários: